ARAUTOS DA SALVAÇÃO - Ai de mim se não evangelizar

DEZ MANDAMENTOS DO BOM PREGADOR

1- Ouça sempre os bons pregadores, leia livros e ouça palestras de outros pregadores, mas não os imite, seja você mesmo.

2- Seja empolgado com seu tema, deixando que todas as pessoas vejam o seu entusiasmo, deixe que o Espírito Santo tome conta nesta hora de você e do seu tema.

3- Faça com que as pessoas vejam que você está dentro do assunto, falando de um testemunho próprio ou de uma pesquisa que você fez.

4- Ame os outros, tanto de sua comunidade como de outras comunidades e fique ansioso para passar a eles as suas mensagens.

5- Seja simples nas suas pregações não utilizando palavras difíceis.

6- Não decorar a pregação, escreva suas idéias em ordem e decore apenas as palavras ou frases que ajudarão a se lembrar do texto.

7- Não queira abordar vários assuntos de uma só vez, tenha um tema central, e em volta dele desenvolva provas, testemunhos, fatos, símbolos e estatísticas.

8- Se possível faça sua pregação em pequenos grupos de oração ou para sua família.

9 - Não se deixe perder no assunto, não tenha medo de falar, seja o mais calmo possível, não deixando as pessoas embaraçadas.

10- Comece sua pregação devagar, colocando em ordem seus papéis, abrindo a Bíblia com calma, sorrindo levemente, para você ir se acostumando com as pessoas e perder o medo de falar. Use o empolgamento do pessoal, contando-lhes historinhas ou piadas (santas) que tenham ligação com a pregação. Terminando o tema, não procure continuar mais um pouco. Neste caso é melhor terminar a sua pregação.

Tenha um desejo profundo de ser usado por Deus, buscando o revestimento do poder do alto... (cf. Lc 24,29)