ARAUTOS DA SALVAÇÃO - Ai de mim se não evangelizar

TEMA 4: O PERFIL DO PREGADOR

O perfil de um pregador é o conjunto de atributos espirituais e humanos que lhe são dados por Jesus. Isso quer dizer que se conhece a qualidade do pregador pelas características que formam o seu perfil.
      Aqueles que recebem a mensagem da evangelização precisam ver em nós, pregadores da Boa Nova, os mesmos traços que havia em Jesus, pois, sem estas características o evangelizador não atrairá as pessoas para o Senhor.
            Não resta dúvida de que Jesus, Paulo, Pedro, Apolo, dentre outros, por seu perfil, postura e personalidade, predispunham as pessoas a ouvirem e acolherem a Palavra de Vida que anunciavam. É nisto que está o valor do perfil do pregador. Também a autoridade na pregação, manifestada por uma proclamação vigorosa, acompanhada de conversão e de outros sinais e prodígios, está muito ligada a uma personalidade inteiramente entregue a Jesus.
            É Jesus quem nos transforma em arautos, pessoas que estão sempre prontas para proclamar o que Ele quer, por obras, palavras, gestos e atitudes, segundo a Sua Vontade. Muitas vezes, nossa pregação não é eficaz porque nos falte, talvez, um perfil de pregador, uma personalidade tecida por Jesus, mediante a ação poderosa do Espírito Santo. O doutor da lei chamado Saulo é um notável exemplo da falta de um perfil de pregador. Já o apóstolo Paulo, o Saulo convertido a Jesus e por Ele, é para nós um modelo de pregador que recebeu do Espírito Santo o perfil adequado à missão. De tal forma Deus trabalhou em Paulo que sua personalidade tornou-se cativante, capaz de testemunhar o amor incondicional por Jesus, bem como uma fé sem medidas, além de capacitá-lo a suportar enormes sofrimentos pelo seu Senhor.
            É importante que os pregadores sejam vistos como discípulos de Jesus Cristo. Não estamos exercendo uma tarefa qualquer, mas a mais sublime de todas, que consiste em atrair os corações para o Senhor. Esta sublime e grandiosa missão somente pode ser levada a bom termo por aqueles que estiverem lutando para refletir em seu rosto, em suas palavras e ações, o perfil do Grande Pregador de Nazaré da Galiléia.