ARAUTOS DA SALVAÇÃO - Ai de mim se não evangelizar

segunda-feira, 9 de maio de 2022

Carismas da Palavra de Ciência e Palavra de Sabedoria para a Edificação da Igreja

 

Os dons do Espírito Santo são conhecidos também por “carismas”, segundo a palavra grega, e significam favor, dom gratuito, benefício. A Palavra de Deus nos garante que podemos receber estes carismas, conforme a vontade de Deus: “é o único e mesmo Espírito que isso tudo realiza, distribuindo a cada um os seus dons, conforme lhe apraz” (1Cor 12,11). A Igreja também se refere aos carismas, quando nos diz que estes “devem ser acolhidos com reconhecimento por aquele que os recebe, mas também por todos os membros da Igreja” (Catecismo, nº 800).

Os carismas não são, portanto, novidade trazida pela Renovação Carismática Católica, mas “são uma maravilhosa riqueza de graça” (Catecismo, nº 800) para a vida dos filhos de Deus. Os carismas visam o bem comum da Igreja, a santificação do povo de Deus e, ainda, o auxílio às necessidades do mundo. Em síntese, podemos dizer que os carismas estão a serviço da caridade.

Nossos Grupos de Oração são “calorosos espaços de oração comunitária”(Documento de Aparecida, nº 362) e, por isso, são também espaços privilegiados para a ação carismática do Espírito na vida dos seus filhos. Assim, é corriqueiro que em nossos Grupos de Oração aconteçam manifestações carismáticas, em especial os carismas da palavra de ciência e da palavra de sabedoria, abordados a seguir.

O carisma da Palavra de Ciência é uma revelação sobrenatural de algo que só Deus conhece, além da pessoa que está passando pela situação; é um dom gratuito do Espírito Santo, através do qual é revelada uma situação, um fato ou uma lembrança, relacionada a acontecimentos passados ou presentes e que estão causando problemas à vida de

determinada pessoa. Podemos dizer que a palavra de ciência é o diagnóstico de Deus para situações problemáticas de nossa vida, pois por meio deste carisma, pode-se chegar à raiz de um problema (por exemplo, uma doença) ou ao conhecimento de uma cura.

O carisma da Palavra de Sabedoria é uma ação de Deus, a qual orienta como fazer determinada coisa ou o que e como dizer em determinado momento. A palavra de sabedoria inspira o homem como agir, falar ou se comportar em situações concretas da vida, levando a pessoa a decidir de acordo com a vontade de Deus; se a palavra de ciência é o diagnóstico para uma determinada situação, isto é, mostra a causa, podemos dizer que a palavra de sabedoria é o remédio para tratar esta situação; este carisma está intimamente ligado ao uso da palavra de ciência, embora possa acontecer separadamente.

Em nossos Grupos de Oração espalhados pelo Brasil e pelo mundo, recebemos semanalmente diversas pessoas, filhos e filhas de Deus, que tem suas vidas feridas pelo pecado e por tantas situações difíceis e problemáticas da sociedade; estes buscam curas físicas, buscam resoluções de conflitos, poderíamos dizer que todos buscam a paz, ora por meio de cura física ou emocional, ora por meio do louvor e da adoração. É neste ambiente, de pessoas sedentas por Deus e necessitadas do Seu amor que o Senhor deseja se manifestar, utilizando-se de pessoas que possam ser guiadas por Ele, para abençoar a vida dos seus irmãos.

Uma vez que a palavra de ciência e a palavra de sabedoria são carismas, estes são ordenados à edificação da Igreja, ao bem dos homens e às necessidades do mundo. Assim, é natural que num espaço onde existam pessoas doentes e necessitadas de Deus, os carismas aconteçam. No Grupo de Oração, por exemplo, depois das músicas de animação e

louvor, as pessoas são conduzidas a erguerem seus braços e louvarem a Deus com suas palavras, expressando sua gratidão, alegria e fé; há também a oração em línguas, onde deixamos o próprio Espírito Santo louvar em nós e, assim, silenciamos para ouvir o Senhor e o que Ele deseja nos falar naquela noite. É neste momento de silêncio e escuta de Deus que os carismas da palavra de ciência e da palavra de sabedoria podem e devem acontecer. É nesta hora que o Espírito Santo provavelmente revelará situações problemáticas ou doenças que estão sendo tratadas, é nesta hora que o Espírito Santo nos mostrará onde Jesus está agindo na vida daqueles irmãos que estão no Grupo de Oração e, além disso, o Espírito Santo mostrará como tratar as situações de vida que estão incertas, as dúvidas que existem e tantas outras coisas que tem tirado a paz daqueles filhos e filhas de Deus.

Por fim, cabe lembrar que o Senhor não nos agracia com carismas para que estes fiquem guardados, mas para os colocarmos a serviço dos nossos irmãos e irmãs. Grupo de Oração é expressão eclesial, isto é, uma forma de ser Igreja, portanto, quando nós exercemos os carismas naquele local, estamos colocando-os à serviço do Corpo de Cristo, visando sua edificação, assim como o bem de todos os homens.

Fonte: Site RCC Brasil.