ARAUTOS DA SALVAÇÃO - Ai de mim se não evangelizar

“O CARISMA DA PREGAÇÃO”

1 Timóteo 4,14: “Não negligencies o carisma que está em ti e que te foi dado por profecia, quando a assembleia dos anciãos te impôs as mãos”.

De acordo com o Catecismo da Igreja Católica os carismas são graças do Espírito Santo que direta ou indiretamente, tem uma utilidade eclesial, pois são ordenados a edificação da Igreja, ao bem dos homens e as necessidades do mundo. Eles devem ser acolhidos com recolhimento por aqueles que recebem mas também por todos os membros da Igreja. Pois são graças e é para a santidade de todo o Corpo de Cristo. (CIC 788 e 800).

A pregação é Anunciar o Evangelho, a Boa Nova, tornar viva a Palavra de Cristo. Marcar a vida dos ouvintes com a Palavra de Deus. Logo o Carisma da Pregação é a graça do que o Espírito Santo dá ao pregador para o anuncio do Evangelho, da Boa Nova.

O Carisma da Pregação é dado aqueles que assumem a missão de anunciar o Evangelho a toda criatura acompanhados de sinais e milagres. É o principal carisma do pregador depois da fé e do amor.

O Carisma da Pregação é um dom que Deus nos dá através do Espírito Santo para que tenhamos uma pregação que convença aquele que está ouvindo, e o faça naquele instante tomar uma decisão de mudança de vida, de amar, perdoar ou seja, se deixa ser transformado pela palavra de Jesus.

Quem recebe o Carisma da pregação, torna-se instrumento eficaz nas mãos de Deus e Ele faz dele um Arauto da Salvação. 1Tes 2,4b falamos, não para agradar aos homens, e sim a Deus, que sonda os nossos corações.

CARACTERÍSTICAS DO CARISMA DA PREGAÇÃO

a) Autoridade Espiritual (unção)

O nosso Evangelho vos foi pregado não somente por palavra, mas também com poder, com o Espírito Santo e com plena convicção. Sabeis o que temos sido entre vós para a vossa salvação. (1 Tes 1,5).

O conhecimento é importante, mas é preciso pregar com unção, pois o Espírito nos dá gratuitamente a unção. Não podemos pregar jogando palavras no ar.

Pregar com o carisma da pregação, as palavras incomodam e o que é pregado cai no coração da assembleia como uma semente em terra fértil. O pregador prega com amor, dá o seu melhor.

b) Conhecimento da Missão.

Jesus nos dá uma ordem Marcos 16,15 Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda a criatura. Isto não é um convite é uma ordem, pena que muitos pregadores recebem isto como um convite e não como uma ordem. A Palavra de Deus é clara, é preciso nos preparar para a missão e ter consciência dela.

c) Certeza do Chamado

Vendo a importância do carisma da pregação e conhecendo a palavra, temos que ter uma atitude diária: João 16,24 Até agora não pedistes nada em meu nome. Pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja perfeita.

O chamado para quem recebe o Carisma de pregar torna-se uma obrigação que nos é imposta e temos que cumpri-la, e assim contribuir com a construção do Reino de Deus que começa aqui.

CONCLUSÃO

É através do Espírito Santo que recebemos o Carisma da Pregação, que devemos pedir todos os dias, para que sejamos pregadores com autoridade e com zelo para com a obra de Deus. Na vida varias armadilhas do inimigo virão, muitos caem e o Carisma da Pregação é uma ótima ferramenta para combater. Aceitamos o chamado, e agora precisamos pedir que Deus nos capacite nessa obra cada vez mais. Somos pescadores de homens e temos a nossa disposição uma diversidade de carisma. Tenhamos uma pesca abundante! Para isso é só lançarmos as nossas redes.