ARAUTOS DA SALVAÇÃO - Ai de mim se não evangelizar

“EXERCÍCIO DOS CARISMAS NA PREGAÇÃO”

Os Carismas são para nós instrumentos eficazes no cumprimento da missão ordenada por Jesus: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda a criatura, e esses milagres o acompanharão.”

1 – EXERCÍCIO DOS CARISMAS NA PREGAÇÃO

Os Carismas são dons, graças. Presentes dados pelo Espírito Santo (1Cor 12,11). É um presente que Deus dá aos homens. São manifestações extraordinária do Espírito Santo para proveito comum e eles exercem um papel fundamental na evangelização. Qualquer pessoa pode receber os presentes de Deus. Porem é preciso ter vida espiritual e reta intenção de agradar a Deus, do contrario usará maus os carismas.

A pregação por sua vez, é um carisma para anunciar o Evangelho, a Boa Nova, tornar viva a Palavra de Cristo.

O exercício dos carismas é de suma importância para o cumprimento da missão de anunciar a Boa Nova, pois a promessa de Jesus, seria que os sinais acompanhariam a palavra e confirmaria na vida dos ouvintes.

Para pregar com autoridade necessitamos sermos conduzidos pelo Espírito Santo e para tal o Batismo é imprescindível, pois não sabemos como orar e nem como pedir, pois o Espírito Santo vem em nosso auxilio e ora em nós. (Rm 8,26-27).

O pregador deve se abrir aos exercícios dos carismas conforme a necessidade da assembléia e também as suas próprias necessidades, antes, durante e após a pregação.

2- FINALIDADE DOS CARISMAS NA PREGAÇÃO

a) Dom de Línguas na Pregação

At 2,4 Ficaram todos cheios do Espírito Santo e começaram a falar em línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem. Na pregação o dom de línguas é para nós de extrema necessidade. É este dom que nos edifica. (1 Cor 14,4).

b) Carisma da Profecia na Pregação

1Cor 14,1 Empenhai-vos em procurar a caridade. Aspirai igualmente aos dons espirituais, mas  sobretudo  ao de profecia.

O Dom da Profecia é um carisma em virtude do qual uma pessoa inspirada, (o pregador), em nome de Deus é movida pelo Espírito Santo, para falar à assembléia e exorta-la, estimula-la ou corrigi-la. A Profecia sempre será proclamada no singular, pois é Deus que fala.

A Profecia é um dos meios que o Senhor tem para comunicar com seu povo indicando a direção certa e levando à conversão.

O pregador é por excelência um profeta do Senhor, é aquele que denuncia às armadilhas do inimigo e que proclama a restauração, o ano da graça, a libertação do povo de Deus.

c) Carisma de Interpretação das Línguas na Pregação

O dom de interpretação das línguas é a faculdade de perceber o sentido da oração ou da profecia em línguas.  Não é tradução ou versão, e sim um impulso através de uma unção espiritual, por meio do qual a pessoa capta o sentido da mensagem e comunica-a, para torna-la compreensível aos membros da comunidade. Este é um dom que é exercido com pouca freqüência, porque depende da pessoa estar realmente cheia do Espírito Santo e deixar que Deus revele no seu coração todas as palavras.

d) Carisma de Ciência na Pregação

O Dom de Ciência é uma revelação de Deus sobrenatural de algo que só Ele conhece. Ele revela através de palavras, fatos ou acontecimento de coisas que está no intimo dos corações e que precisa da intervenção Divina.

O desejo de Deus é sempre libertar seu povo e para isso usa de mecanismos e de modo especial o Dom de Ciência, que chega na raiz do problema, e assim sabemos o que Deus está fazendo ou vai fazer. Temos que estar atentos, porque durante a pregação, ou até antes Deus revela a palavra de Ciência em nosso coração.

e) Carisma da Palavra de Sabedoria na Pregação

Temos dois exemplos de sabedoria: Humana e Espiritual.

A sabedoria Humana: Grande conhecimento, erudição, saber ciência, razão, moderação, temperança, sensatez. A sabedoria Espiritual: É aquela que vem de Deus, pois Deus revela seus planos e sua ação em nossas vidas.  E em nossa pregação precisamos do dom de sabedoria espiritual, que só o Espírito Santo que nos dá através da oração.

O dom da sabedoria nos dá uma nova direção no momento da pregação para edificar a assembléia nos momentos difíceis e confusos. Nós pregadores somos chamados por Deus para exercer este carisma der sabedoria assim como o Rei Salomão. (1Rs 3,16-28).

f) Dom do Discernimento dos Espíritos na Pregação

O dom do discernimento dos espíritos é muito importante porque ele vem proteger os outros dons,  e assim podemos saber quando orar, proclamar uma cura ou quando profetizar.

Quando Jesus repreendeu Pedro dizendo que seus sentimentos não eram de Deus, e sim dos homens(Mc 8,31-33), Jesus usou o dom do discernimento dos espíritos. Temos que estar atentos assim como Jesus estava naquele momento.

Durante a pregação o pregador tem que estar atento aos acontecimentos que estarão agindo, como por exemplo, uma batalha espiritual, e o pregador precisa discernir se o que está agindo é de Deus, do homem, ou até mesmo do diabo.

O dom do discernimento, também é importante para o pregador no momento em que o mesmo prepara a pregação e ou ensino, se é para ele ou não.

g) Carisma da Cura na Pregação

O pregador precisa ter autoridade de proclamar curas durante sua pregação para que a assembléia tome posse da graça de Deus. Precisamos estar em comunhão com Deus. Pedro vivia em nesta comunhão que até sua sombra curava (At 5,12-16).

Este dom é um dom de poder, de autoridade que elimina as doenças físicas, psíquicas e espirituais. E ao pregar a palavra proclamada, o corpo, a alma e o espírito dos ouvintes são curados.

h) Carisma da Fé na Pregação

A fé no mundo de hoje, é um grande desafio, pois muitos só crêem em si mesmo, nas suas próprias capacidades, nos seus próprios talentos, no seu dinheiro, nos planos. Nos pregadores precisamos reavivar este carisma da fé em Deus, e em nossas pregações levar a assembléia também acreditar que é pela fé que as maravilhas de Deus acontece. O pregador é portador da fé, pois a mesma provem da pregação da palavra de Deus.

i)      Dom de Milagres na Pregação

O dom de milagre acontece quando a intervenção divina altera o curso natural de algum acontecimento, seja físico, psicológico ou espiritual. Em muitas situações pessoas em fase terminal tem recebido a graça do milagre em suas vidas. É um dom extraordinário de poder e serve para aumentar a fé da assembléia, pois tudo é visto a olho nu, e isto causa temor a Deus e louvor espontâneo. 

CONCLUSÃO

O exercício dos carismas na pregação é vital para o pregador e para o ouvinte da Palavra de Deus e tudo começa com a efusão do Espírito Santo, por isso devemos desejar sempre um novo pentecostes (At  2,1-4), Como os primeiros, nós também precisamos dos carismas que Deus nos dá (At 2,42-47), pois  a necessidade existe, e a vontade de Deus é colaborar extraordinariamente com seus missionários.