A missão
essencial da Igreja é a evangelização de todas as pessoas. O ato de evangelizar
constitui de fato, a graça e a vocação própria da igreja, a sua mais profunda
identidade. A Igreja existe para evangelizar.
A
evangelização não é somente anunciar Cristo ou pregá-lo, mas também, graças ao
poder do Espírito Santo, estabelecer um ambiente e uma estrutura que seja tão
evangélica que realmente possa proporcionar o amor entre os irmãos. Desde o
começo, os primeiros discípulos ardiam de desejo de anunciar a Cristo:
"não podemos deixar de falar das coisas que temos visto e ouvido” (At
4,20). E desta forma convidam todos os homens de todos os tempos a entrarem na
alegria da sua comunhão com Cristo. (cf. 1 João 1,1-4)
No ato integral de evangelizar podemos distinguir claramente dois
momentos, importantes, distintos e sucessivos, interdependentes, que se
complementam: o Querigma e a Catequese. Existe uma grande relação entres estes dois momentos da evangelização,
mas existem também diferenças que temos que distinguir. Muitos dos fracassos na
evangelização se dão por falta do conhecimento das diferenças destas duas
etapas deste processo.
Muitas
vezes queremos catequizar antes mesmo de anunciar o Querigma, anunciar Jesus
como Salvador dos Homens. Queremos que as pessoas conheçam e amem a Sã Doutrina
sem que estas pessoas tenham uma experiência de Amor de Deus.
A) O QUE É CATEQUESE?
Desde
cedo, na Igreja, passou-se a chamar de catequese o conjunto de esforços
empreendidos para fazer discípulos, para ajudar os homens a crerem que Jesus é
o Filho de Deus, a fim de que, através da fé, tenham vida em nome dele, para
educá-los e instruí-los nesta vida, e assim construir o Corpo de Cristo.
A catequese
é uma educação da fé do povo de Deus, a qual compreende especialmente um ensino
da doutrina cristã. Ela anda intimamente ligada com toda a vida da Igreja. Não
é somente a extensão geográfica e o aumento numérico, mas também e mais ainda o
crescimento interior da Igreja, a sua correspondência ao desígnio de Deus que
dependem da catequese.
Catequese
ou catequizar é desvendar na pessoa de Jesus Cristo todo o desígnio eterno de
Deus que nela se realiza. É procurar Conhecer e compreender os significados dos
gestos e das palavras de Jesus e dos sinais realizados por Ele. Em resumo é se
formar na doutrina de nosso Senhor Jesus Cristo. A finalidade da Catequese é:
levar à comunhão com Jesus Cristo, pois, só Ele pode conduzir ao amor do Pai no
Espírito e fazer-nos participar da vida da Santíssima Trindade.
Na
Catequese, é Cristo, Verbo Encarnado e Filho de Deus que é ensinado, todo resto
deve estar em relação a Ele. É somente Cristo ensina. Todo outro que buscar
ensinar o faz na medida em que se torna porta voz, permitindo o Cristo ensinar
pela sua boca. E todo o catequista deveria antes de ensinar, poder aplicar a si
mesmo a misteriosa palavra de Jesus: "Minha doutrina não é minha, mas
daquele que me enviou" (Jo 7,16). Aquele que é chamado a ensinar o Cristo
deve, portanto primeiro procurar o conhecimento de Cristo. (ler Fil 3, 8-11)
É deste
conhecimento amoroso de Cristo que jorra o desejo de anunciá-lo, de evangelizar
e de levar aos outros ao sim da fé em Jesus Cristo. Nisto importa, na
catequese, revelar com toda clareza a alegria e as exigências do caminho de
Cristo. A catequese da vida nova em Cristo será:
Uma
catequese do Espírito Santo, Mestre interior da vida segundo Cristo, doce
hóspede e amigo que inspira, conduz, retifica e fortifica esta vida;
Uma
catequese da graça, pois é pela graça que somos salvos, e é pela graça que
nossas obras podem produzir frutos para vida eterna;
Uma
catequese das bem-aventuranças, pois o caminho de Cristo se resume às
bem-aventuranças, único caminho para a felicidade eterna, à qual o coração do
homem aspira;
Uma
catequese do pecado e do perdão, pois, sem reconhecer-se pecador, o homem não
pode conhecer a verdade sobre si mesmo, condição do reto agir; e sem a oferta
do perdão não poderia suportar essa verdade.
Uma
catequese da virtude humana, que faz abraçar a beleza e a atração pelas retas
disposições em vista do bem;
Uma
catequese das virtudes cristãs, da fé, esperança e caridade, que se inspira com
prodigalidade no exemplo dos santos;
Uma
catequese do duplo mandamento da caridade, desenvolvida no decálogo;
Uma catequese eclesial, pois é nos múltiplos intercâmbios dos bens espirituais na comunhão dos santos que a vida cristã pode crescer desenvolver-se e comunicar-se.
B) QUERIGMA
1 - O que significa Querigma
A
transmissão da fé cristã é primeiramente o anuncio de Jesus Cristo, para levar
à fé nele. Desde o começo, os primeiros discípulos ardiam de desejo de anunciar
a Cristo: "pois não podemos, nós, deixarmos de falar das coisas que vimos
e ouvimos” (At 4,20). E convidam os homens de todos os tempos a entrarem na
alegria da sua comunhão com Cristo.
O significado de Querigma é: Primeiro Anúncio. A palavra tem origem no Grego Kerissen,
que significa proclamar, gritar, anunciar. Desta forma podemos definir que
Querigma é exatamente isto: apresentar, proclamar, gritar, anunciar Jesus
Cristo, morto e ressuscitado e glorificado para termos uma experiência de
mudança de vida, graças à fé. É experimentar e viver Jesus vivo como Salvador,
Senhor, Messias que dá o Espírito Santo.
O Querigma
é como se fosse o cimento de uma construção e base da casa que esta sendo erguida,
que se não for bem feita ou se não for feita não terá como a casa ficar de pé.
Sem este primeiro anuncio como primeira etapa da evangelização será o mesmo que
construirmos uma casa sobre a areia (cf. Mateus 7, 24-27) ou jogarmos pérolas
aos porcos. (cf. Mateus 7,6).
Os temas
fundamentais do Querigma são: O Amor de Deus; O Pecado e suas Conseqüências no
Mundo; Jesus Salvador e Redentor dos Homens; A Fé e a Conversão; Espírito
Santo; A Igreja, Luz dos Povos e Sacramento de Jesus.
2 - Objetivos do Querigma
A Boa Nova
consiste em anunciar Jesus, Salvador e Messias, que morreu e ressuscitou, foi
glorificado para livrar-nos do pecado e de suas conseqüências. Quando
anunciamos este Evangelho, não se anuncia simplesmente um fato que aconteceu a
mais de dois mil anos atrás, como se fosse somente um fato histórico, mas se
tem um objetivo claro e bem definido. Este objetivo é: Tornar presente esta
Salvação.
Para que
isto aconteça se faz necessário um encontro pessoal com Jesus, Senhor e
Salvador e Messias, que acontece pela Fé e Conversão, que abre os nossos
corações para receber assim uma Vida Nova que nós é revelada pelo Espírito
Santo, que nos faz que sejamos Igreja. Desta forma e dentro deste objetivo
central podemos distinguir quatro metas a serem atingidas com a pregação do
Querigma. São elas: A Salvação; A
Fé e a Conversão; Receber o Espírito Santo; Formar a Igreja.