ARAUTOS DA SALVAÇÃO - Ai de mim se não evangelizar

Formar Pregadores

Não basta formar pregadores, é preciso formar pregadores capazes de formar outros pregadores, ou seja, pregadores formadores. E para haver uma boa formação de pregadores e formadores, temos que focar nossa formação em quatro áreas fundamentais: unidade, conhecimento, unção e comunicação.

1 – UNIDADE

Todo pregador tem o dever de participar de um grupo de oração e atividades ministeriais específicas. Estar em unidade é sinal de amadurecimento na fé; é fazer a vontade de Deus acontecer em nossas vidas. Pregadores não participam de um grupo de oração e não se reúnem com seu coordenador ministerial ficam sem as informações devidas, ficam fora da unidade e assim muitas das vezes até atrapalham a obra do senhor.

É preciso antes, fazer a vontade de Deus. Se tiver um representante de ministério a nível local, estadual ou nacional foi porque Deus o escolheu e se ele faz a vontade de Deus, com certeza Deus está com ele.

A vontade de Deus é que estejamos em unidade. A unidade nos faz mais fortes, multiplica nossos dons, nunca ficamos desamparados e temos a certeza do nosso ministério confirmado pelos irmãos.

2 – CONHECIMENTO

Os que são chamados ao ministério de pregação devem ser estudiosos da Palavra de Deus, conhecedores da doutrina da Igreja Católica e íntimos de Deus. Se a ausência de uma leitura constante das Escrituras é grave para qualquer cristão, muito mais o é para o pregador. O pregador não pode abrir mão de uma fecunda leitura da Bíblia. Sua leitura tem que ser efetivamente profética, para que sua pregação também o seja. O caminho é ler a Bíblia em expectativa de revelação, ou seja, atento ao que Deus possa revelar. Um pregador lê a palavra, mas não lê simplesmente, também espera, porque sabe que Deus pode revelar-se a qualquer momento.

Não só as Escrituras são fonte de inspiração, mas também temos outras fontes riquíssimas como a Sagrada Tradição e o Magistério da Igreja, onde podemos encontrar conteúdos seguros para enriquecer nossas pregações.

Vários são os encontros para crescermos em conhecimento e os encontros de Técnicas de pregação, Oficinas de pregação, pregação inspirada, e muitos outros contribuem para o nosso crescimento.

3 – UNÇÃO

Esses encontros ajudam os pregadores a se abrirem a unção do Espírito Santo. E esta abertura ao Espírito Santo é muito importante, pois é o Espírito Santo que dá unção, e a unção do Espírito nos dá o discernimento que por sua vez nos faz sentir a vontade minuciosa de Deus.

4 – COMUNICAÇÃO

A comunicação é fundamental na vida do pregador, ou seja, sua ferramenta de trabalho. Todo pregador é chamado a ser um bom comunicador. Sua voz é que será usada por Deus para fazer chegar ao coração do ouvinte o consolo, a correção, etc.

ATENÇÃO: Para cumprirmos o chamado e a missão que o Senhor nos confiou é necessário que o Pregador seja investido dos mesmos poderes que tinha: “autoridade, unção e poder”.

Autoridade para falar em nome de quem o enviou (Jesus), Unção para pregar inspirado, com força essencial que é derramada, para enxerta-lhe ideias novas ou imprevistas de forma que as ideias sejam comunicadas de forma viva, vibrante e eficiente. E poder como sinal na pregação não apenas milagre e sim toda experiência sensível com Deus.