ARAUTOS DA SALVAÇÃO - Ai de mim se não evangelizar

“A VOCAÇÃO DO PROFETA”

Em Jeremias 1,4-10 se destaca quatro pontos importantes com o profeta no momento de seu chamado: Escolha (vv.4-6); Nomeação (vv.7-8b); Consagração (vv.9-10a) e Missão (v.10b).

Na escolha a Palavra do Senhor é dirigida ao profeta não como simplesmente um meio de comunicação e sim como força criativa e alimento. É como um mapa para seguir a jornada de nossa vida.

Existe, dessa forma, um plano de Deus sobre a vida do profeta e de cada um, mergulhado no coração de Deus. O conhecimento que Deus tem para nós está na intensidade do se amor.  Ele conhece só o que Ele ama, e o que Ele ama existe.

Por isso, “Antes que no seio fosse formado, eu já te conhecia. Antes que você fosse dado a luz, eu o consagrei, para fazer de você profeta das nações”. (ver. 5). Antes de ser criado, Deus nos conhecia e nos desejava. Para partilhar conosco sua vida. Para realizar em nós sua presença.

Enviando Jesus e nos enviando no mundo, não só como conhecidos, mas consagrados, para uma tarefa sagrada, somos colocados à disposição de Deus. Ele nos quer fazer profetas das nações.

E o que é ser Profeta? É ser realizador da presença misteriosa e amorosa de Deus.

Diante disso podemos achar que não podemos ou não conseguimos, fazemos igual ao profeta Jeremias: “Mas eu respondi: Ah, Senhor Javé, eu não sei falar, porque sou uma criança”. (ver 6). Consideramo-nos como uma criança, com a percepção da fraqueza e os limites de si mesmo, tornando assim um empecilho para missão, um argumento que buscamos para não seguir a missão.

No versículo 7, “Javé, porem disse: Não diga sou uma criança, porque você irá para aqueles a quem eu o mandar e anunciará aquilo que eu lhe ordenar”, Ele faz a nomeação (nomear despachar alguém para exercer um cargo), Deus não aceita outro e insiste: a iniciativa pertence a mim, sou eu que te envio,  é você que eu quero enviar.

A pessoa chamada não escolhe o caminho, o recebe e o trilha em obediência à fé. É Deus que coloca no caminho dos chamados aqueles que Ele deseja fazer encontrar. O Profeta não tem coisas próprias a dizer e a anunciar. Ele não vai por sua conta e nem em seu nome, é em nome de Deus que ele vai.

Por isso o Senhor diz: “Não tenha medo deles, pois eu estou com você para protege-lo” (ver 8). Eis a fonte da serenidade e da certeza: a Presença de Deus.

O terceiro momento de destaque é o da Consagração: “Então Javé estendeu a mão, tocou em minha boca e me disse: Veja: estou colocando minhas palavras em sua boca” (ver 9). Ao estender e impor as mãos, é o gesto de transmissão do poder sagrado. “Hoje eu te estabeleço você sobre nações e reinos” (ver 10). Isto é, confio a você o ministério da Palavra, confio a você a missão de profeta.

Por fim o quarto momento, a missão (É o ato de enviar; incumbência; É algo que é confiado a alguém para ser executado). De ir conforme o pedido de Jesus em Mateus 28,19-20.

O programa não é fácil, mas Deus confiou ao profeta, e confia agora à Igreja. Ele confia em nós, por isso Ele nos escolheu, nomeou, consagrou.

A vocação é um imenso dom de Deus e a resposta deve ser fruto de profundo amor a Jesus e aos irmãos, no servir, no “topar a parada”, para arrancar e arrasar, para demolir e destruir, para construir e plantar.