ARAUTOS DA SALVAÇÃO - Ai de mim se não evangelizar

PREGANDO COM SINAIS E PRODÍGIOS

1. BIBLICAMENTE, O QUE SÃO OS SINAIS?
·      “Israelitas, ouvi estas palavras: Jesus de Nazaré, homem de quem Deus tem dado testemunho diante de vós com milagres, prodígios e sinais que Deus por ele realizou no meio de vós como vós mesmos o sabeis” (At 2,22).
·      São testemunhos de Deus. Deus testemunha a favor de si mesmo por meio dos sinais e prodígios que realiza por meio da pregação:
    Testemunha que ele existe, que é bom, que no enviou e envia o Espírito Santo.
    Testemunha a favor do pregador (se ele for autêntico?)

2. QUE ESPÉCIES DE SINAIS?
a) Toques do Espírito Santo: o coração arde, queima, é abrasado (Lc 24,32); anima, motiva, alegra, converte
b) Entendimento e compreensão
– Entendimento: faculdade compreender intelectualmente;
– Compreensão: capacidade de conter em si, em sua natureza; perfeito domínio intelectual.
c) Curas;
d) Milagres;
e) Exorcismos.

3. FUNDAMENTOS BÍBLICOS
a) “... de sorte que o povo estava admirado ante o espetáculo dos mudos que falavam, daqueles aleijados curados, de coxos que andavam, dos cegos que viam; e glorificavam ao Deus de Israel” (Mt 15,31).
b) “E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura. Estes milagres acompanharão os que crerem: expulsarão os demônios em meu nome, falarão novas línguas,  manusearão serpentes e, se beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal; imporão as mãos aos enfermos e eles ficarão curados” (Mc 16,15.17-18).
CONCLUSÃO: Os sinais são bíblicos:

4. FUNDAMENTOS DOUTRINÁRIOS
a) Catec., 156: “... os milagres de Cristo e dos santos, as profecias, a propagação e a santidade da Igreja, sua fecundidade e estabilidade ‘constituem sinais certíssimos da Revelação, adaptados à inteligência de todos’, ‘motivos de credibilidade’ que mostram que o assentimento da fé não é "de modo algum um movimento cego do espírito”.
b) Catec. 547 – Jesus acompanha suas palavras com numerosos "milagres, prodígios e sinais" (At 2,22) que manifestam que o Reino está presente nele. Atestam que Jesus é o Messias anunciado.
c) Catec. 2003: A graça é antes de tudo e principalmente o dom do Espírito que nos justifica e nos santifica. Mas a graça compreende igualmente os dons que o Espírito nos concede, para nos a associar à sua obra, para nos tornar capazes de colaborar com a salvação dos outros e com o crescimento do corpo de Cristo, a Igreja. São as graças sacramentais dons próprios dos diferentes sacramentos. São, além disso, as graças especiais, chamadas também "carismas", segundo a palavra grega empregada por S. Paulo e que significa favor, dom gratuito, benefício[a36] . Seja qual for seu caráter, às vezes extraordinário, como o dom dos milagres ou das línguas, os carismas se ordenam à graça santificante e têm como meta o bem comum da Igreja. Acham-se a serviço da caridade, que edifica a Igreja.
d) Apostolicam Actuositatem¸3
e) Christifideles Laici, 24.
CONCLUSÃO: A Igreja aceita, acolhe e incentiva o uso dos carismas, com os quais o Senhor pode realizar por meio dos pregadores e das pregadores inúmeros sinais e prodígios.

5. PEDAGOGIA DOS SINAIS
a) Nos autênticos sinais há mensagens inquestionáveis: João 4 (Samaritana e os samaritanos)
b) Jesus usava os sinais para evangelizar:
– “Mas se as faço, e se não quiserdes crer em mim, crede nas minhas obras, para que saibais e reconheçais que o Pai está em mim e eu no Pai” (Jo 10,38).
c) Os sinais abrem os corações dos ouvintes para que aceitem a pregação:
– (O aluno para aprender precisa ter o coração aberto)
– “A minha palavra e a minha pregação longe estavam da eloqüência persuasiva da sabedoria; eram, antes, uma demonstração do Espírito e do poder divino, para que vossa fé não se baseasse na sabedoria dos homens, mas no poder de Deus” (1Cor 2,4-5)
– “Enquanto Jesus celebrava em Jerusalém a festa da Páscoa, muitos creram no seu nome, à vista dos milagres que fazia” (Jo 2,23).
Catec. 548: Os sinais operados por Jesus testemunham que o Pai o enviou. Convidam a crer nele. Aos que a Ele se dirigem com fé, concede o que pedem. Assim, os milagres fortificam a fé naquele que realiza as obras de seu Pai: testemunham que Ele é o Filho de Deus. Eles podem também ser “ocasião de escândalo”. Não se destinam a satisfazer a curiosidade e os desejos mágicos. Apesar de seus milagres tão evidentes, Jesus é rejeitado por alguns; acusam-no até de agir por intermédio dos demônios. (Parágrafos relacionados: 156,2616,574,447)

6. UTILIDADE DOS SINAIS
a) Atrai o povo para ouvir as pregações:
– “Seguia-o uma grande multidão, porque via os milagres que fazia em beneficio dos enfermos” (Jo 6,2).
– São os ruídos de Pentecostes:
“Ouvindo aquele ruído, reuniu-se muita gente e maravilhava-se de que cada um os ouvia falar na sua própria língua” (At 2,6).
 – At 3,1-26.
b) Ajuda o povo a ter fé em Deus:
– CURA DO FILHO DO OFICIAL: “Reconheceu o pai ser a mesma hora em que Jesus dissera: Teu filho está passando bem. E creu tanto ele como toda a sua casa” (Jo 4,53).
 – At 2,1-47
c) Os sinais autenticam e confirmam a pregação
– “Os discípulos partiram e pregaram por toda parte. O Senhor cooperava com eles e confirmava a sua palavra com os milagres que a acompanhavam” (Mc 16,20).
  “Este foi ter com Jesus, de noite, e disse-lhe: Rabi, sabemos que és um Mestre vindo de Deus. Ninguém pode fazer esses milagres que fazes, se Deus não estiver com ele”(Jo 3,2).
– “Mas se as faço, e se não quiserdes crer em mim, crede nas minhas obras, para que saibais e reconheçais que o Pai está em mim e eu no Pai” (Jo 10,38).
d) Os sinais são usados na canonização dos santos

7. CONDIÇÕES PARA HAVER SINAIS E PRODÍGIOS NA PREGAÇÃO
a) Fé teologal
b) Oração (propor escala de oração)
c) Jejum
– “Jesus respondeu-lhes: Por causa de vossa falta de fé. Em verdade vos digo: se tiverdes fé, como um grão de mostarda, direis a esta montanha: Transporta-te daqui para lá, e ela irá; e nada vos será impossível. Quanto a esta espécie de demônio, só se pode expulsar à força de oração e de jejum” (Mt 17,20).
d) Docilidade ao Espírito Santo
– Para ter e praticar carismas (dom carismático da fé, carisma da palavra de ciência e da palavra de sabedoria, carisma da profecia, carisma do discernimento)

8) EMBARAÇOS ÀS PREGAÇÕES COM SINAIS E PRODÍGIOS:
a) Falta de autoridade espiritual:
– dúvidas
– Incredulidade
– Aceitação do pecado como não sendo um mal (principalmente dos pecados da vaidade, orgulho e soberba)
b) Fechamento à pratica dos carismas:
– Medo, dúvidas, incredulidades, TRAUMAS.
c) Ações do Maligno
“Vós tendes como pai o demônio e quereis fazer os desejos de vosso pai. Ele era homicida desde o princípio e não permaneceu na verdade, porque a verdade não está nele. Quando diz a mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira” (Jo 8,44).
– Mentiras do Maligno (com as mentiras ele provoca DÚVIDAS E INCREDULIDADE):
ü Você não tem dom;
ü Seus dons não são verdadeiros;
ü Deus não te escolheu (quando na verdade escolheu);
ü A Igreja não gosta;
ü Vão te rejeitar;

RESUMO
– Por tudo que neste ensino nós ouvimos, CONCLUIMOS que podemos e devemos pregar a palavra de Jesus, nosso Deus, nosso Senhor e Salvador, com sinais e prodígios.